Quem sou eu ???

Seja bem-vindo ao Blog ComunicAção!!! Sou graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Braz Cubas (S.P). Conquistei a Menção Honrosa na 4° Edição do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário (2012) http://cbn.globoradio.globo.com/premio-cbn-2012/VENCEDORES.htm. Trabalhei na Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos (S.P), fui repórter do jornal Cenário Notícias de Ferraz e produtora na Rádio Metropolitana AM 1070 de Mogi das Cruzes (S.P.). Também atuei como estagiária nas agências NA Comunicação e Marketing e SPIN Comunicação. As reportagens, matérias, crônicas e artigos postados foram desenvolvidos na faculdade sob a orientação dos professores. E os textos sobre política foram redigidos na Secretaria de Comunicação de Ferraz. Também estão disponibilizados nos sites: www.ferrazdevasconcelos.sp.gov.br, www.mogiano.com e www.jornaldomunicipio.com.br

domingo, 10 de abril de 2011

Renan Odorizi
Crianças do Projeto Trilhar irão receber palestra no Samu
A unidade do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ferraz de Vasconcelos presta por mês, mais de mil atendimentos emergenciais à população. Além de promover este trabalho, no dia 11 de abril irá realizar uma palestra para as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) - Projeto Trilhar, que tem como objetivo apresentar as atividades da equipe do Samu.
O Peti é um programa da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, que atende 40 crianças entre 6 a 16 anos, vítimas do trabalho infantil. Os menores são de famílias de pouca renda que recebem Bolsa-Família e das pessoas cadastradas nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.
Segundo Gislaine Savegnago, assistente administrativa do local, as crianças têm oficinas de música, artesanato e aulas de educação física, são atendidas por psicólogo e assistente social e uma pedagoga aplica medidas socioeducativas, inseridas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Os jovens ficam no Peti no contra turno escolar e recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 33,00, paga junto com a Bolsa-Família. “O projeto segue um planejamento semestral de atividades, no mês de abril vamos trabalhar o tema saúde, em que as crianças terão palestra no Samu”, afirmou.
A palestra será dividida em dois períodos. Para a turma da manhã das 9h às 11h e à tarde das 14h às 16h. Serão ministradas ações de primeiros socorros, apresentação visual agregando personagens em situações de acidentes, simulação com boneco de todo o processo do atendimento emergencial. As crianças também conhecerão o interior das viaturas e como identificar os tipos de ligação de emergência. De acordo com a coordenadora do Samu, Paula Alessandra, a unidade quer fazer um concurso entre as crianças para que elas criem um personagem “Samuzinho”, sendo o símbolo deste núcleo de palestras.
A equipe é composta por 55 pessoas. Médicos, enfermeiros, auxiliares, motoristas e telefonista. Eles recebem treinamento prático toda terça e quinta-feira. A base tem quatro viaturas, três ambulâncias básicas, uma avançada e duas de apoio. O Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Oswaldo Cruz aplica capacitação para os auxiliares de enfermagem e motoristas. Cada mês é ministrado um curso, no final eles fazem uma prova para avaliar o nível de aprendizagem.       
“A turma do Peti é a primeira a receber essa palestra, mas queremos ampliar para os alunos da rede municipal de ensino”, declarou Paula.
Por: Aline Pagliarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário